• FCA Bank Group
    • Corporate FCA Bank
    • Corporate Leasys
    • Alemanha FCA Bank
    • Áustria FCA Bank
    • Bélgica FCA Bank
    • Dinamarca FCA Capital
    • Espanha FCA Capital
    • França FCA Bank
    • Grécia FCA Bank
    • Holanda FCA Capital
    • Itália FCA Bank
    • Polónia FCA Bank
    • Reino Unido FCA Automotive Services
    • Suíça FCA Capital
  • Área Cliente
  • Área Concessão
  • Fusão
  • Quem somos
    • Quem somos
    • Atividade
    • Parceiros
    • Novidades
    • Trabalhe connosco
    • Dados Empresa
    • Informação Institucional
    • Código de Conduta
  • Quem somos
  • Simule o seu financiamento
  • Contacte-nos
    • Contacte-nos
    • Contact us
    • Formulário de contacto
    • FAQ's
      • FAQ
      • Crédito e Leasing
      • Registo Área Cliente
    • Reclamações
      • Reclamações
      • Resolução Alternativa de Litígios
  • Área Cliente
  • Área Concessão
  • Fusão
  • Quem somos
    • Quem somos
    • Atividade
    • Parceiros
    • Novidades
    • Trabalhe connosco
    • Dados Empresa
    • Informação Institucional
    • Código de Conduta
  • Quem somos
  • Simule o seu financiamento
  • Contacte-nos
    • Contacte-nos
    • Contact us
    • Formulário de contacto
    • FAQ's
      • FAQ
      • Crédito e Leasing
      • Registo Área Cliente
    • Reclamações
      • Reclamações
      • Resolução Alternativa de Litígios

  • Financiamento Automóvel
    • Financiamento Automóvel
    • Financiamento Automóvel
    • Crédito Automóvel - Veículos Novos
    • Crédito Automóvel - Veículos Usados
    • Crédito Automóvel com Balloon - Veículos Novos
    • Crédito Automóvel com Balloon - Veículos Usados
    • EasyPlan (Crédito com Valor Futuro Mínimo Garantido)
    • Leasing - Veículos Novos
    • Leasing - Veículos Usados
  • Serviços Opcionais
    • Serviços Opcionais
    • Serviços Opcionais
    • GAP - Proteção Total do Veículo
    • Extensão de Garantia - MOPAR® Vehicle Protecion
    • Manutenção - MOPAR® Vehicle Protection
    • CPI – Plano de Proteção Financeira
  • Campanhas Particulares
  • Campanhas Empresas
  • Simule o seu financiamento
  • Financiamento Automóvel
    • Financiamento Automóvel
    • Financiamento Automóvel
    • Crédito Automóvel - Veículos Novos
    • Crédito Automóvel - Veículos Usados
    • Crédito Automóvel com Balloon - Veículos Novos
    • Crédito Automóvel com Balloon - Veículos Usados
    • EasyPlan (Crédito com Valor Futuro Mínimo Garantido)
    • Leasing - Veículos Novos
    • Leasing - Veículos Usados
  • Serviços Opcionais
    • Serviços Opcionais
    • Serviços Opcionais
    • GAP - Proteção Total do Veículo
    • Extensão de Garantia - MOPAR® Vehicle Protecion
    • Manutenção - MOPAR® Vehicle Protection
    • CPI – Plano de Proteção Financeira
  • Campanhas Particulares
  • Campanhas Empresas
  • Simule o seu financiamento
Escreva o seu termo de pesquisa e clique Enter
Treedom

4.101.100 Kgs de CO2
absorvido pela floresta
FCA Bank!

Saiba mais
  • Informação ao Consumidor
  • Informação ao Consumidor
  • Prevenção do Incumprimento - Rede Extrajudicial de Apoio
  • Direitos e Deveres do Consumidor
  • Preçário
  • Manual de Devolução de Veículos
  • Outras Informações
  • Entrada
  • Informação ao Consumidor
  • Prevenção do Incumprimento - Rede Extrajudicial de Apoio

Prevenção do Incumprimento - Rede Extrajudicial de Apoio

Tipo de riscos e Planos de ação

1. Risco do endividamento excessivo

As prestações do crédito constituem encargos regulares do orçamento familiar dos clientes bancários. É essencial que o cliente bancário pondere previamente se tem capacidade financeira para assegurar o pagamento das prestações decorrentes dos empréstimos que pretende contratar.
Para mais informação sobre gestão do orçamento familiar, consulte o portal “Todos Contam”, em www.todoscontam.pt

2. Risco de incumprimento

O incumprimento das responsabilidades de crédito ocorre quando o cliente bancário não paga na data prevista uma prestação do contrato de crédito que celebrou.
Os clientes com créditos em situação de incumprimento ficam sujeitos a penalizações e os seus bens podem ser penhorados. O cliente bancário deve ter uma atitude preventiva, antecipando uma eventual situação de incumprimento. Caso antecipe dificuldades no pagamento dos seus encargos, deve alertar prontamente a FCA Bank.
Se o cliente bancário comunicar que tem dificuldades no pagamento dos seus encargos, a FCA Bank está obrigada, por força do Decreto-Lei nº 227/2012, de 25 de outubro, a avaliar o seu risco de incumprimento. Iremos propor-lhe soluções para evitar o incumprimento do contrato de crédito, sempre que viável. .
Para informar a FCA Bank S.p.A. - Sucursal em Portugal da existência de dificuldades no pagamento dos seus encargos, poderá contactar-nos das seguintes formas: .
- Por telefone: 213 118 400, Opção 2 (chamada para a rede fixa nacional).
- Por e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
- Por carta:
A/c Serviço ao Cliente – PARI – REFª .
FCA Bank S.p.A. - Sucursal em Portugal
Rua José Fonseca Carvalho, nº 9,
2685-869 Prior Velho


  • PARI
  • PARI, ou Plano de Ação para o Risco de Incumprimento, traduz uma normativa estabelecida pelo Banco de Portugal, que visa o acompanhamento permanente e sistemático, por parte das Instituições Financeiras, aos contratos de crédito dos seus clientes, com o intuito de detectar eventuais indícios de risco de incumprimento. Visa igualmente a obrigatoriedade de apresentação de soluções alternativas ao cliente, por parte da instituição financeira, sempre que possível e/ou, sempre que o cliente o comunicar.

  • PERSI
  • O PERSI, ou Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento, criado pelo Decreto-Lei nº 227/2012, de 25 de outubro, visa promover a regularização de situações de incumprimento através de soluções negociadas entre o cliente bancário e a instituição de crédito.
    As instituições de crédito estão obrigadas a integrar os créditos em incumprimento em PERSI entre o 31.º e o 60.º dia após a ocorrência do incumprimento. As instituições de crédito também estão obrigadas a iniciar o PERSI logo que se verifique o não pagamento de uma prestação, nos casos em que o cliente bancário tenha alertado para o risco de incumprimento.
    O cliente bancário com crédito em incumprimento pode solicitar em qualquer momento a integração imediata desse crédito em PERSI.
    Nos 5 dias seguintes ao início do PERSI, o cliente bancário será informado desse facto, bem como dos seus direitos e deveres no âmbito deste procedimento.

  • Rede de apoio a cliente bancário
  • Os clientes bancários com créditos em risco de incumprimento ou em atraso no pagamento das suas prestações podem obter informação, aconselhamento e acompanhamento junto da rede extrajudicial de apoio ao cliente bancário, a título gratuito.
    A rede de apoio ao cliente bancário é constituída por entidades habilitadas e reconhecidas pela Direção-Geral do Consumidor.
    Para mais informações sobre a rede de apoio, consulte o “Portal do Consumidor”, em www.consumidor.gov.pt
    Para outras informações sobre os regimes relativos ao incumprimento de contratos de crédito consulte, o “Portal do Cliente Bancário”, em https://clientebancario.bportugal.pt e o portal “Todos Contam”, em www.todoscontam.pt
EM EVIDÊNCIA
  • Quem somos
  • Financiamento Automóvel
  • Serviços Opcionais
INFORMATIVO
  • Informação ao Consumidor
  • Transparência
  • Reclamações
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Cookies

SIGA-NOS

©2022 FCA Bank S.p.A. P.IVA 08349560014

Alfa Romeo Fiat Fiat Professional Jeep Abarth Mopar Stellantis Credit Agricole Consumer Finance